2º Quintal da Troca

Tivemos no mês de abril associado ao trabalho da páscoa, o nosso 2º Quintal da troca onde pais, professores e crianças compartilharam de bons momentos numa linda manhã de sábado trocando livros, brinquedos, cds entre outros objetos que não eram mais novidade em casa, porém de grande valia para o outro. Um trabalho mediado pela escola contra o consumismo desenfreado que a nossa sociedade vem enfrentando nos dias atuais. E, além das trocas de objetos físicos pudemos trocar e compartilhar momentos de amizades, conversas e brincadeiras.

Momento da Partilha

Ninguém nasce consumista. O consumo desenfreado é um tema muito discutido nos dias atuais, é uma ideologia, um hábito mental que se tornou uma das características culturais mais marcantes em nossa sociedade. Independente do gênero, nacionalidade, crença, poder aquisitivo ou faixa etária. Na atualidade todos são impactados pelas mídias de massa, estimulados a consumir de modo impensado.

Nossas crianças vivem numa fase peculiar do seu desenvolvimento, conseqüentemente mais frágeis que os adultos e são as mais atingidas com graves conseqüências relacionadas aos excessos do consumismo. Nesse sentido entra a preocupação juntamente com o trabalho do Semeador ao qual trás para discussões junto com as crianças temas relevantes sobre o ter e o ser.

Na época da páscoa trazemos este tema para as crianças relacionando o renascimento e a transformação de tudo que está a nossa volta, levando em conta os mais simples e singelos gestos de amizade e renovação de um novo ser humano, melhor e mais compreensivo.

Juntamente com o trabalho da páscoa unimos o nosso Quintal da troca onde formalizamos nosso momento de trocar algo que não nos chama mais ao interesse com o que o outro tem de bom, bonito e diversificado para trocar conosco. Este é um dos meios que trabalhamos contra o consumo. Algo que já parece velho e muito usado se transforma e ganha vida nas mãos de outras pessoas. Também proporcionamos as nossas crianças o dia da compartilha, onde as salas de aulas são preparadas e ambientalizadas com todo o olhar, o carinho e a delicadeza da criança para compartilhar com seu amigo. Neste dia a escola toda se harmoniza dentro deste clima de compartilha e todos envolvidos nesta troca preparam o melhor de si para ofertar ao outro.

E pequenos detalhes como buscar no pátio um vasinho de flores para decorar a mesa do lanche se tornam momentos inesquecíveis para os pequenos. O resultado deste trabalho podemos ver no dia a dia, onde crianças compartilham brinquedos, acalmam suas ansiedades e dividem momentos marcantes da infância brincando junto e sendo crianças.

Quintal da troca
Quintal da Troca