Olimpíada Semeador 2016

Uma das nossas preocupações enquanto escola de Educação Infantil é que as crianças vivenciem cada aprendizado e que façam parte do que acontece à sua volta. Com a chegada das olimpíadas, esse assunto foi ocupando tudo o que nos rodeia, especialmente por estar acontecendo aqui no Brasil. E não podia ser diferente aqui na escola.
Aos poucos as turmas foram se envolvendo com o clima olímpico, pesquisando o significado dos símbolos que viam por aí, como a tocha olímpica, a pira, os anéis; assistindo vídeos de momentos importantes dos jogos; vibrando com cada medalha conquistada por nossos atletas. E durante os dias dos jogos olímpicos, nosso quadro interativo ganhou notícias e um quadro de medalhas, que era constantemente visitado para ser atualizado ou analisado.

Além das noticias, as crianças também começaram a conhecer as modalidades que faziam parte dos jogos, como a esgrima (um dos esportes que mais chamou a atenção dos pequenos), a vela, o judô e muitos outros. Porém, como tudo precisa passar pelo corpo, as crianças também experimentaram alguns desses esportes: jogaram futebol, vôlei, apostaram corridas... sempre em um clima de pura diversão.

Marcada para sexta-feira, iniciou-se com alguns preparativos fundamentais: como a escolha da cor de cada time; a confecção de uma bandeira para a turma; a confecção da tocha e da pira olímpica; e como não podia faltar, treinar para as “competições”.

Chegado o grande dia, as crianças já chegavam ansiosas para cada detalhe do que os aguardava. E aí, contamos com uma cerimônia de abertura, com desfile dos times, desfile da tocha olímpica e até hino nacional.

Depois foi o momento das “competições”, com o intuito apenas de se divertirem. As crianças jogaram futebol, apostaram corridas, fizeram salto em distância e também ginástica. Por fim, era chegada a hora de um dos momentos mais esperados pelas crianças, o da premiação. E num clima de satisfação e alegria, cada time era chamado a subir no pódio e receber as suas medalhas.

Olimpíada Semeador 2016 - E com o fim das olimpíadas, as crianças foram ficando saudosas, ainda vinham no quadro de medalhas fazer um “balanço” do que havia acontecido naqueles dias, na quantidade de medalhas do quadro, o quanto os Estados Unidos “tinha sido bom”... E aí, para encerrar essa pesquisa tão significativa para as crianças, nada melhor do que fazer as “OLIMPÍADAS DO SEMEADOR”.

Olimpíada Semeador 2016 - Atletismo