Projeto Identidade

Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive, identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores da sociedade ao qual ele está inserido.

“A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca...”. (RCN – Educação Infantil)

Hoje, a compreensão que se tem de criança é a de um sujeito com identidade própria, em processo de desenvolvimento em todas as dimensões humanas: afetiva, social, cognitiva, psicológica, motora, lúdica ou expressiva. Ou seja, a compreensão de que “cada idade tem sua identidade. Cada idade tem em si mesma, a identidade própria, que exige uma educação própria, uma realização própria enquanto idade e não enquanto preparo para outra idade” (ARROYO, 1995, P.17).

A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal. Sua construção é gradativa e se dá por meio de interações estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde com o outro para diferenciar-se dele em seguida, muitas vezes utilizando-se da oposição.

O ingresso da criança à escola proporciona um crescimento do seu universo inicial possibilitando a convivência com outras crianças e com adultos de origens e hábitos culturais diferentes, participando de novas brincadeiras e adquirindo conhecimentos sobre realidades distantes.

Os alunos escolhem os nomes de suas turmas

A cada início de ano, a escola é permeada pela expectativa: expectativa da equipe da escola, para saber como voltarão as crianças e como será o trabalho do ano; expectativa das crianças, cheias de saudade e curiosidade para saber onde e como será sua sala nova; expectativa dos pais, pelas novidades de mais um ciclo...

E esse início é marcado pelo período de adaptação, cada criança a sua maneira e com suas demandas. Parte desse processo é a formação do grupo dentro de cada turma, em que as crianças precisam conhecer-se uns aos outros e também os adultos que farão parte. E é esse o pontapé inicial para o nosso projeto “Nome de turma”. Para então escolher um nome para diferenciar cada grupo, em que cada indivíduo pertencente precisa sentir-se identificado.

A cada ano, escolhemos um tema gerador, que nesse ano, foram poetas! As professoras selecionaram criações e criadores poéticos para encantar nossos pequenos, que foram aos poucos se inserindo nesse universo mágico da poesia. Passado esse período do encantamento e familiarização, cada turma começou a pensar no seu preferido, e por meio de votações, foram surgindo os nossos nomes: Turma da Cecília Meireles, do Arnaldo Antunes, do Vinícius de Moraes, do Lalau e Laurabeatriz, do Paulo Leminski e do Pedro Bandeira. Cada qual com seu estilo e encanto, cada qual com sua personalidade, preencheu nossa escola de vida e poesia.