Projeto Literatura

A Literatura nos dá a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer nossas experiências de vida, pois é lendo ou ouvindo histórias que se pode descobrir o mundo imenso dos conflitos, das dificuldades, das soluções, que todos atravessamos e vivemos e, através desses problemas enfrentados pelos personagens, esclarecer melhor os nossos ou encontrar um caminho possível para a resolução deles. Pode-se também sentir emoções importantes como a tristeza, a raiva, o medo, a alegria e tantas outras mais.

É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra ótica... É ficar sabendo história, geografia, filosofia, política, etc., sem precisar saber o nome disso tudo.

Ouvir e ler histórias é também desenvolver o potencial crítico da criança. É poder pensar, duvidar, se perguntar, questionar... É se sentir inquieto, cutucado, querendo saber mais e melhor ou que se pode mudar de ideia... É saber criticar o que foi lido ou escutado e o que significou... É ter vontade de reler ou de deixar de lado de vez... É formar a opinião própria, é ir formulando os próprios critérios, é começar a amar um autor, um gênero, uma ideia e daí ir seguindo por essa trilha e ir encontrando outros e novos valores... E tudo isso faz parte da vida!

“Ler histórias é suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras ideias para solucionar questões – como o que os personagens fizeram... -, é estimular para desenhar, para musicar, para teatralizar, para brincar... Afinal, tudo pode nascer dum texto!” (FANNY ABRAMOVICH)

Hora do conto

Nossa “hora do conto” acontece quinzenalmente e é um evento interno da escola. Nessas tardes as crianças são convidadas a ouvir histórias de um jeitinho todo especial.

Essas histórias são pensadas e preparadas por nossas professoras, que utilizam de diversos recursos para encantar nossos pequenos, já tivemos teatros, fantoches, luzes e sombras e muitas outras coisas envolvidas. Um momento muito apreciado e esperado por todos da escola, em que as crianças assumem a postura de expectadores e se encantam a cada detalhe.