Cartão_Postal_Azul_de_Conexão_com_Pa

Folclore é uma sabedoria popular cultivada por seu povo, que passa de geração para geração, através das tradições verbais, onde os mais velhos passam para os mais novos através de contos, costumes, provérbios, músicas e assim por diante. Desta forma, podemos cultuar e cultivar nossas origens recebendo, honrando e repassando a herança de nossos ancestrais por anos a fio.

A escola também exerce um papel muito importante nesta propagação da cultura popular, pois aborda com um olhar muito peculiar e cauteloso, trazendo para seus alunos a riqueza e o respeito do velho, do antigo com o cuidado e o amor das tradições e das origens de um povo.

Venha e delicie-se na apreciação!

IMG_2185.jpg
Image by Karla Silvas

Sabe que o Curupira é amigo do saci? E ele também é guardião da floresta. Eu gostei muito dessa brincadeira de fazer o Curupira. - Vicente

saci pronto Theo M
Pintura do saci feito por criança
Pintura do Saci
Pintura usando elementos naturais
Criança pintando tecido
Menina usando cola em papel
Menino mostrando quadro que fez
Menina segurando pincel
Menino pintando em tecido usando barro

Você sabia que no semeador tem um Saci? - Sophie

80308df2-163f-4b1c-a122-7168f0d83302.JPG

Inf V 

Iara

20200805_183001.jpg

A Iara é uma índia guerreira, não uma sereia. Ela protege os mares. - Levi

Carta%C3%8C%C2%83o_Postal_Azul_de_Conexa
image5.jpeg
IMG_1627.jpg

Berçário

Cuca

No Semeador trazemos para nossas crianças, o Folclore, como algo muito rico, lúdico e encantador. Através dos dias a escola vai se enchendo de magia e todos que habitam esse espaço vão se deixando envolver pelo encantamento dessa cultura, que chega para nós através de lendas, manifestações artísticas, costumes, mitos, danças, brincadeiras, cantigas de rodas, histórias e parlendas. Entendemos estes movimentos, como forma de preservar a produção cultural e ampliar o olhar das crianças para as riquezas no nosso país. Quando nos abrimos para conhecer outras formas de fazer, de ser, de estar e de conviver nos tornamos seres melhores, capazes de valorizar nossos costumes e ainda de respeitar o diferente, assim, incluímos o todo, reconhecemos e valorizamos.

Design sem nome.png
IMG_7435.JPG
IMG_20200810_103455927.jpg

Esse Boitatá vai ficar furioso. - Francisco

Inf II C

Boitata

Este ano não conseguimos trabalhar o folclore como de costume aqui no Semeador, sentindo o vento do Saci balançando as nossas árvores, o Curupira deixando pegadas no nosso quintal, nem comendo a famosa sopa da Cuca no inverno. Mas como sabemos, muitas vezes para se ganhar algo novo precisamos soltar o velho e no final nos damos conta de que não perdemos nada, e sim agregamos mais conhecimento, mais olhares, mais fazeres, mais dedicação e amor em nossas práticas, trazendo para junto de nós as nossas famílias. Por tanto esse ano, estamos fazendo algo bem diferente, nunca experimentado antes, uma galeria virtual do nosso Folclore com a participação, da escola, das crianças e dos pais.

WhatsApp Image 2020-08-10 at 11.49.28.jp

Inf II B Cuca

WhatsApp Image 2020-08-10 at 11.39.32 (1
IMG_6629.jpg

Durante a atividade ele disse “vem desenhar, mãe! - Otto

Rua Fernandes de Barros, 1891

Hugo Lange - Curitiba - PR

Email: secretaria@escolasemeador.com

Tel: (41) 3085-7332

  • YouTube - Escola Semeador
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Blogger - White Circle

© Direitos Reservados 2020  | Criado por Fabrik'Art Brasil

Política de Privacidade