Rua Fernandes de Barros, 1891

Hugo Lange - Curitiba - PR

Email: secretaria@escolasemeador.com

Tel: (41) 3085-7332

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Blogger - White Circle

© Direitos Reservados 2019  | Criado por Fabrik'Art Brasil

Turmas e Aulas Especiais

Aqui no Semeador, além de cada criança ser vista como única, ela é vista como única em seu período de vida, em sua idade, tendo respeitadas suas especificidades.

BERÇÁRIO

 

Aqui no Semeador do Saber possibilitamos o ingresso das crianças a partir do quinto mês de

vida, no Berçário, e nesta fase já se dá início aos trabalhos voltados para o nosso projeto mais forte, o Projeto Identidade. Os bebês vivenciam as primeiras descobertas do corpo, observam e brincam com as mãozinhas, mordem os seus pequenos pés que mais parecem pãezinhos, sempre ao olhar atento do adulto, que nesses momentos conversa com essa criança, conta histórias, canta canções e acalantos. À medida que o tempo passa, o bebê exercita e aprende a rolar, ficar de barriga para baixo para primeiro equilibrar a cabeça, depois o tronco e, então, começar a engatinhar e a se deslocar pelo espaço plano. É nesse tempo que os pequeninos se iniciam nas papinhas de frutas, que podem ser raspadas, amassadas ou cortadas em pequenos pedaços.

INFANTIL I E II

 

Para a turma de Infantil I e II, a conquista, o conhecimento do próprio corpo e a sua

funcionalidade é o primeiro desafio a se superar. Caminhar com segurança, subir, pular e correr....É a sua maneira de estar no mundo e participar ativamente dele.

Nessa faixa etária o Projeto Identidade tem uma metodologia especial, pois dentro dele

temos o Projeto Nome de Turma, onde primeiro se trabalha a identidade do grupo para depois trabalhar a identidade individual dos pequenos. A identidade tem como conceito a ideia de distinção, de particularidades e singularidades, de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido da história pessoal de cada um.

INFANTIL III E IV

 

Nas turmas de 3 e 4 anos, as crianças conquistam a ida para as “salas de baixo” e isso marca não só uma mudança de sala, mas uma mudança em uma série de questões, como o desfralde, por exemplo. As crianças são estimuladas a cuidar dos seus pertences, se alimentarem sozinhas, resolver seus conflitos, sempre com os olhares atentos e carinhosos das nossas professoras, que estão sempre à disposição para qualquer “mãozinha”.

Outro trabalho que se intensifica a partir do Infantil III é o trabalho com os jogos matemáticos. Eles surgem como novidades de crianças grandes, em que exigem uma postura diferenciada da criança e logo depois, se torna um momento de diversão para os pequenos. Com eles, nosso principal objetivo é o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de algumas noções matemáticas básicas.

INFANTIL V E VI

 

Por fim, nossas turmas “dos maiores”... Que seguem na mesma lógica das conquistas... Conquistam possibilidades para conquistar o mundo...

Os últimos anos das crianças aqui no Semeador são marcados por momentos de descobertas... O trabalho com os conteúdos passam a ficar mais evidentes, e as pesquisas e conversas ficam ainda mais intensas, dessa forma, as crianças tiram suas dúvidas, matam suas curiosidades em meio a um clima de provocação e indagação, sendo estimulados a irem atrás de respostas. E com o enfoque na pesquisa (em livros, com a família, no computador da

escola...) passam a buscar o conhecimento de maneira ainda mais significativa.

PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL 

 

O nome é difícil, mas até as crianças já aprenderam a falar. Essa foi uma das novidades do Semeador do Saber para 2015. Não é bem uma aula especial, mas uma prática de mediação corporal que é feita em grupo e utiliza brincadeiras para trabalhar a expressividade, a comunicação dos pequenos com o mundo. As sessões são conduzidas pela professora Raquel Stapassoli, que é especializada no assunto. 

A metodologia é indicada tanto para previnir como para tratar dificuldades ralacionais, de aprendizagem e desenvolvimento. Um dos maiores benefícios é estimular uma postura positiva da criança, tanto com relação a ela mesma quanto com os outros. 

TEATRO 

 

O teatro para crianças traz como objetivo principal a inserção no mundo da fantasia, incentivando a arte de imitar, de criar e de se expressar através de atividades lúdicas e integrativas que possibilitem o desenvolvimento motor e cognitivo da criança. Também trabalha a criatividade, expressão corporal e vocal, expressão teatral, a comunicação e socialização entre os pares.

CAPOEIRA 

 

O projeto capoeira criança aborda a capoeira de forma lúdica. Por meio de sua prática, as crianças desenvolvem técnicas corporais, movimento, alongamento, concentração, equilíbrio, consciência corporal, musicalização, ritmo, canto e construção de instrumentos, além de reforçar questões de alimentação saudável e a importância da atividade física.

MUSICALIZAÇÃO

 

“Atividades musicais constroem o conhecimento, a concentração, o respeito com o outro, a criatividade, o senso rítmico, a socialização, a consciência corporal, afetividade e o prazer de ouvir música.” (BRÉSCIA, 2003).

Nossas atividades nas aulas de música são planejadas a fim de proporcionar às crianças variadas experiências com os elementos musicais e assim, fazer com que sintam-se mais confiantes para se expressar, respeitando o seu tempo, a sua percepção e a sua inspiração. Desta maneira, procuramos estar atentos e seguir as aulas conforme a resposta das crianças.

Construímos uma rotina com diferentes momentos como: relaxamento, movimento, danças, jogos e muitas brincadeiras musicais, mas os elementos estão sempre se modificando. E assim, são apresentados instrumentos, canções, conceitos, ritmos, linguagens, culturas, etc. Isso porque se acredita que a criança precisa ter acesso a todo tipo de experiência musical para ter a oportunidade de se afeiçoar com o que mais se identifica.