Criança Segurando um funil com pedras

Proposta Pedagógica

O Semeador do Saber trabalha com uma proposta sócio construtivista, onde pressupõe a criança como um sujeito sócio histórico, rico em potencialidades e competências capaz de construir ativamente o saber por meio da interação com o meio, os adultos e as demais crianças. A criança na primeira infância, precisa de um espaço só dela, onde possa utilizar a brincadeira como recurso para a descoberta do mundo e o entendimento das relações afetivas. Brincando, ela tem a possibilidade de entender e recriar experiências vividas pelos adultos, assimilando papéis sociais e construindo hipóteses sobre o funcionamento da sociedade.

Em que o Semeador acredita?

O Semeador acredita que a infância é um período da vida humana único, que deve ser preservado, pois é a fase da vivência e percepção do mundo a partir do olhar, do tocar, do saborear, do sentir e do agir. Tudo isso para nós faz parte do universo infantil. Viver a infância é não se cansar de ser criança. É brincar, correr, pular, gritar, cantar... É sempre ter ao lado adultos responsáveis para cuidar e orientar este ser em formação para a vida adulta. A infância necessita de seres que acreditem e mantenham a ingenuidade de ser criança, a simplicidade do ser humano e a inocência da vida.

E é essa a criança que acreditamos, vivenciamos e estimulamos todos os dias aqui no Semeador... Criança que comunica e expressa conhecimentos, emoções, sentimentos e desejos de uma maneira muito própria, manifestando-os por meio do choro, do gesto, da fala, do movimento, do desenho, da música, do canto, da dança, da pintura, das brincadeiras, enfim, das múltiplas linguagens que utiliza no seu dia a dia.

“Mais respeito, eu sou criança” ( Pedro Bandeira)

Falas dos alunos

Francisco Prochaska

Francisco Vieira

Larissa Soares

Projetos realizados

Identidade / cada turma escolhe o seu nome

Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive...

Culturas brasileiras / Mostra de Arte e Folclore

Entendemos que o folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural.

Literatura / Hora do conto

A Literatura nos dá a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer nossas experiências de vida, pois é lendo ou ouvindo histórias que se pode descobrir o mundo imenso dos conflitos, das dificuldades, das soluções, que todos atravessamos e vivemos e, através desses problemas enfrentados pelos personagens, esclarecer melhor os nossos ou encontrar um caminho possível para a resolução deles. Pode-se também sentir emoções importantes como a tristeza, a raiva, o medo, a alegria e tantas outras mais.

Experimentações sensoriais / Cinco Sentidos

Explorar e conhecer o meio através das experimentações, pois é na mais tenra idade, que as crianças apresentam a necessidade de conhecê-lo de forma concreta, partindo inicialmente para a experimentação das sensações em relação ao próprio corpo e ao mundo que os cercam. Diante disso, o trabalho com os sentidos nessa faixa etária é bastante pertinente, pois possibilita às crianças descobrir formas, texturas, cheiros, cores, volumes, pesos e tantas outras características que distinguem objetos diferentes.