Entrada da Escola

Sobre

Tudo começou com um sonho... “mas um sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho, agora um sonho que se sonha junto se faz realidade” (João Bello). E assim, foi criado o Semeador há nove anos. Uma escola para os pequenos com um espaço pensado e preparado para brincar, sonhar, criar, trocar, experimentar e aprender... Começamos com poucas crianças e uma vontade enorme de torná-la realidade. Hoje temos um numero de alunos que nos inspiram a continuarmos firmes em nosso objetivo de educar e propagar a educação da primeira infância.

Desenho das crianças do Semeador

No fundo do quintal, amarelinha,

esconde – esconde, jogo de anel,

um amor e três segredos.

No fundo do quintal

passarinhos, tesouros, piratas e navios,

as velas todas armadas.

No fundo do quintal, casinha de boneca,

comidinha de folha seca, eu era a mãe, você era o pai.

Quando não existe quintal, como é que se faz?

(Murray 1994)

Desenho das crianças do Semeador
2019_03_SS_FTBC-17.jpg

Como educamos e como cuidamos

Trabalhamos com a educação de crianças de 4 meses à 5 anos num espaço que proporciona integrar as ações de educar e cuidar, compreendendo-as como funções indissociáveis, pois no ato de cuidar educa-se e no ato de educar cuida-se. Desta forma, educar e cuidar de modo integrado, implica atenção e respostas às necessidades fundamentais do desenvolvimento das crianças proporcionando proteção e segurança, afeto e amizade, expressão de sentimentos, atenção individualizada, desenvolvimento da curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.

Nosso espaço foi criado pensando no desenvolvimento integral da criança contemplando o desenvolvimento das capacidades corporais, cognitivas, afetivas, emocionais e sociais na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes, saudáveis, sensíveis, criativas e curiosas.

“O que vale na vida não é o ponto de partida, e sim a caminhada... Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” (Cora Coralina)

Informações Adicionais

Alimentação

Aqui no Semeador, contamos com uma alimentação que foca na promoção de hábitos saudáveis. Ofertamos diariamente uma alimentação variada, com diversidade em frutas e verduras e alimentos frescos. Nossa produção é feita na hora, para garantir que o alimento chegue com qualidade até o prato das crianças. Além disso, estimulamos o contato das crianças com a produção de alimentos, desde nossa horta, que permite que as crianças conheçam os alimentos em sua origem, até nossas oficiais linhas de produção de alimentos, que as colocam com as mãos na massa. Ainda, nossos professores motivam as crianças a provarem sabores diferentes e optarem por alimentos saudáveis. Acreditamos que hábitos saudáveis são criados na infância.

Segurança

Contamos com segurança empresarial monitorada 24h além de um funcionário fixo que nos auxilia nos cuidados com entrada e saída das crianças.

Horários de Atendimento

Secretaria / manhã: 09 às 12h tarde: 13h às 18h

Direção e coordenação/ manhã: 08h às 12h tarde: 13h30 às 18h30

Horário de Aula

Período Integral: 07h30 às 17h30, com 30min de tolerância

Período Tarde: 13h30 às 17h30, com 30min de tolerância

Período Intermediário: 11h às 17h30, com 30min de tolerância

Período Especial: 18h15 às 19h.Os pais que precisam utilizar este serviço, deverão fazer a solicitação na

secretaria. Aqueles que precisarem ocasionalmente, pagarão uma taxa diária.

Turnos de Aula

Berçário / Infantil I, II, III, IV e V