Blog

Blog

  • Professora Fabiana Pereira Pontes de Souza

Criança e Natureza

Atualizado: 19 de Nov de 2019


Aqui no Semeador, o tema norteador atravessa todos os projetos da escola. Para este ano o tema escolhido foi a biodiversidade. Nossa turma é composta por crianças de três anos, que pouco conhecem formalmente sobre um tema tão amplo, por isso consideramos iniciar uma aproximação com o tema através dos interesses que observamos durante as tardes.

Em nosso cotidiano, as crianças observam os ambientes que compõem nossos pátios, explorando elementos naturais, como água, solo, vegetação e manipulando cuidadosamente pequenos animais com quem dividimos esses espaços, que costumeiramente chamamos de “natureza”. Essas propostas ao ar livre já são realizadas em todos os níveis e, embasadas em nosso projeto natureza e buscam maneiras de estimular e valorizar o respeito à natureza.

Logo nos primeiros dias, percebemos o interesse da nossa turma pelos pequenos animais. Nos momentos de pátio eles estavam sempre atentos a insetos como mosquitos, borboletas e abelhas, e ao avistarem um desses bichinhos, saíam correndo para nos mostrar as novas descobertas.


Em uma tarde quente, enquanto todos exploravam o pátio das pedrinhas, observei uma das crianças retirando pedrinhas do chão e iniciando uma pequena escavação. Curiosa, aproximei-me e questionei o motivo que a levava a cavar, ao que ela respondeu prontamente “eu tô procurando minhoca”. Empolgada pela curiosidade da pequena, sugeri que fôssemos procurar embaixo da casa da árvore, no cantinho perto do muro, onde, em outra oportunidade, tinha observado a presença desses pequenos seres.

A princípio, umas poucas crianças nos acompanharam, e então iniciamos nossa exploração. Com os pés e as mãos, fomos retirando todos os elementos que compunham aquele ambiente, como os troncos, os galhos e as pedrinhas. Não demorou muito para encontrarmos as primeiras minhocas que, ao serem retiradas de seu ambiente natural, não demonstraram nenhuma satisfação, pois pulavam e se requebravam nas mãozinhas dos pequenos, provocando risos e espanto numa mistura de medo e empolgação.

Quando nos demos conta, toda turma estava envolvida naquela busca. Ao longo do processo, surgiram muitas perguntas sobre as minhocas. Decidimos pegar duas delas para mostrar aos familiares no final da tarde, e desde então o interesse das crianças sobre os animais vem crescendo.


A partir disso, levamos para sala uma variedade de livros sobre animais, alguns com histórias nas quais os personagens são animais; outros de pesquisa, com fatos e curiosidades que despertam tanto interesse nas nossas crianças. Acreditamos que esta seria uma oportunidade para iniciar uma pesquisa. Embora a princípio as crianças não tenham demonstrado o interesse e a empolgação que imaginávamos, a cada novo contato, em cada nova roda de conversa sobre o assunto ou nas visitas à biblioteca, uma nova curiosidade surgia, e com ela uma descoberta. Conhecemos através da leitura dos livros e de conversas em roda, algumas espécies de animais e suas características, como modo de locomoção, tipo de alimentação, se eram selvagens ou domésticos, entre outras informações.


Em meio a todo esse processo, as crianças foram demonstrando preferência por alguns animais sobre os quais tinham vontade de saber mais informações. Pensamos que as famílias poderiam nos ajudar com essa pesquisa, e através de uma votação, as crianças escolheram qual seria o animal que gostariam de pesquisar um pouco mais. Foi muito bom contar com o apoio das famílias e compartilhar as descobertas de cada um. Depois, montamos um mural, muito apreciado pelas crianças ao qual recorríamos a cada nova pergunta ou curiosidade que surgia.


Com as leituras e conversas, nos familiarizamos com os termos diversidade, preservação e respeito. Tudo isso foi construído aos poucos, e a cada descoberta compartilhada, novas perguntas eram feitas demandando respostas. A cada resposta que encontrávamos, vinha a confirmação de que nossos pequenos tinham mesmo muito a acrescentar ao trabalho.

Turma dos Animais Perigosos (Infantil III)

#Infância #Crianças #natureza

54 visualizações

Rua Fernandes de Barros, 1891

Hugo Lange - Curitiba - PR

Email: secretaria@escolasemeador.com

Tel: (41) 3085-7332

  • YouTube - Escola Semeador
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Blogger - White Circle

© Direitos Reservados 2020  | Criado por Fabrik'Art Brasil