• Nina Maria

BERÇÁRIO ACOLHEDOR E COM FOCO NO AFETO

Atualizado: 19 de nov. de 2019

Bebê brincando com cones de linha

No nosso berçário, a preocupação mais relevante diz respeito à afetividade, que é a base de um ambiente acolhedor. Por meio do afeto, transmitimos a segurança necessária tanto para a criança quanto para a família, que nos confia a tarefa de zelar e cuidar de seu bebê.

Aqui, além do carinho e do afeto, temos um olhar direcionado ao desenvolvimento da criança. O movimento livre do bebê é tão importante quanto o tempo de aprendizado individual. Por isso, respeitamos essas diretrizes imprescindivelmente, apoiados em materiais apropriado para essa faixa etária, que estimulam a parte criativa do cérebro.

Nesse sentido, o espaço físico destinado aos pequenos é pensado para despertar a curiosidade e estimular as atividades. A sala é bem arejada e ensolarada, contando com todas as precauções necessárias para prevenir eventuais quedas quando acontece a exploração dos movimentos. E, como se divertir é fundamental, os materiais de largo alcance, em substituição aos brinquedos estruturados, é um estímulo à criatividade, as bacias e as argolas levam os bebês a fazerem movimentos de preensão palmar de modos específicos, e em momentos bem divertidos. O circuito de pvc, os pneus, as bolas coloridas, os chocalhos feitos com diversos materiais, tais como, garrafas, potes, tecidos, ....são um convite à exploração e a aventura de se deslocar no espaço.

A alimentação também é item essencial de atenção. Por esse motivo, pensamos e executamos nosso cardápio com todo o cuidado, sempre voltado para as necessidades dos bebês e para a manipulação adequada, além, é claro, de muito carinho na preparação.

E na hora do descanso, nossos bebês dormem em redes para se sentirem acolhidos como no ventre materno! Que delícia!

Todos os envolvidos diariamente no cuidado das crianças são orientados e preparados para entender que o desenvolvimento depende de constante dedicação, paciência, respeito e perseverança, em especial na primeira infância. nos momentos de troca, alimentação, passeios pela escola, e também em alguns momentos de indisposição em que os pequenos choram, porque é bastante comum nesse tempo da vida, o choro é uma linguagem, comunica que algo não está bem. segurança, porque os pequenos sabem que sempre há adulto por perto para o acolhimento quando este se faz necessário. As mudanças são graduais e contínuas. Para que elas aconteçam de forma adequada, nosso estímulo está centrado na valorização das conquistas alcançadas – cada evolução do bebê é única e tem um valor imensurável.

Berçarista brincando com os bebês

Acreditamos que aqui os pequenos se sentem à vontade, seguros e felizes, e seu desenvolvimento acontece tranquilamente.