top of page

Blog

Blog

  • Foto do escritorEscola Semeador

A Escola VIVE!

A escola é um espaço social. Um espaço que "ConVIDA" crianças, famílias, educadores às relações. Há um mundo e nele, relações afetivas e um universo dedicado aos encontros. Viver é encontrar, é se encontrar.



Não seria diferente com a escola. Encontramos amigos, abrigo, linguagens, memórias, afetos, abraços, afagos, lá temos a oportunidade de crescermos com sabedoria, sendo nos oferecidos, cotidianamente, olhares sensíveis.


Por causa da pandemia, a escola fechou. Sim. O espaço. Não a sua alma e atmosfera! Educadores são sempre educadores, pais também, diretores, colaboradores. De nossas casas vibramos a mesma escola, os mesmos fazeres, a mesma sensibilidade.


Afinal, é preciso uma “vila” inteira para educar uma criança.

A escola não se mudou para as casas, ela vive dentro de cada um de nós. Façamos acontecer VIDA, brotar a esperança, espalhar dias melhores, escancarar as janelas, pendurar os desenhos das crianças, lembranças e memórias que aquecem o tempo.

Este é um tempo de oportunidades. Olhar para as crianças, perceberem o quão potentes são, e o quanto a escola tem influência nisso.


A Escola Vive! Juntos, espalhamos esta causa.


Campanha da Fabrik'Art Ideias Educacionais junto as escolas parceiras:


 

Casinha Feliz - Curitiba


Agora eu pude perceber, que a educação infantil é, e está muito além daquilo que a gente conhece, daquilo que podemos ver. A nossa "Casinha" tá viva porque as nossas relações estão vivas. Agora percebo que a educação infantil está em minha conversa com a "Sossô por exemplo, nas nossas descobertas: - Olha só, o nosso sofá é igual, tem a mesma cor, ele abre igual ele fecha igual... Que divertido isso! A educação infantil está viva, porque neste momento, mesmo distantes uns dos outros, a Valentina consegue perceber que a professora está diferente, e fala baixinho, sussurrando no áudio: - tá linda "pofe". A educação infantil está viva, a escola está viva, pois nós estamos vivendo juntos cada novo momento, e descobrindo coisas que a gente jamais teria a menor possibilidade de descobrir. E mais, a gente percebe o quanto precisamos um do outro. A escola está viva, a nossa Casinha está viva quando a gente escuta o Henrique dizendo que sente saudades de aprender o que ele ainda não sabe. A educação infantil está nas risadas, nos abraços, nos beijos mandados via áudio. A educação infantil vive nas frases engraçadas que as crianças falam sobre o seu dia a dia. A educação infantil está em nós, porque enquanto houver professores que amam o que fazem, comprometidos com o que fazem, a escola estará viva pra sempre.


Tays D'Avila - Professora de Educação Infantil

Casinha Feliz - Curitiba


 

Brincantes - São José dos Pinhais


A escola é espaço de relações! Relação com o outro, consigo e com os contextos que são tão bem planejados pelos professores. É espaço de investigação! É onde acontece os encontros, as descobertas e vivências...Eu acredito que é onde se vive da melhor forma a cultura da infância. É na escola, que as crianças encontram contextos para manifestar as diversas formas de comunicação. A escola amplia repertório cultural não somente das crianças mas de todas as pessoas que fazem a escola É ela que possibilita a troca, o compartilhar entre famílias. Na escola as experiências se encontram e cada pessoa que está ali, convivendo, vive uma nova experiência que só é possível ali... na escola, onde se tem um profissional disponível e atento para uma escuta sensível.

Vanessa Martinez - Gestão Pedagógica

Brincantes - São José dos Pinhais


 

Pequeno Urso - Curitiba


Descobrir, questionar, perguntar, vibrar… esse é o dia a dia da escola viva! Crianças correndo pelo pátio ou na hora do parque descendo o escorregador no colo de uma professora. Aula de capoeira, sopa de feijão, barulho descendo o corrimão. Risadas e olhos felizes ao descobrir que hoje tem aula de educação física. Choro na entrada para ficar e na saída para não ir embora... Sorrisos das professoras ao concluir um dia sem mordidas ou machucados. Observar conquistas no primeiro passo, no primeiro dia que comeu sozinha, amarrou o tênis sem ajuda, primeira vez que escreveu o nome, primeiro dentinho. Escola que cuida, zela, ajuda, cria vínculos recheados de amor e carinho, respeitando a infância que merecem.


Juliane Cristine - Coordenação Pedagógica

Pequeno Urso - Curitiba


 

Educare Arte Baby - Itajaí / SC


Sabe aquele lugar SEGURO que, quando você entra, aquece o coração? Aquele lugar que, ao chegar, você sente aquele cheirinho gostoso... Que, ao chegar, você é recepcionado por alguém que te dá um abraço e que quer saber como você está? Este lugar EXISTE e é a escola de EDUCAÇÃO INFANTIL. Este lugar, ele vive... Ele vive na alma das pessoas... de todos vocês. Das crianças, dos pais, dos educadores e de toda comunidade escolar. Este lugar é importante porque dentro dele estão as memórias e elas são a construção do futuro! Este lugar é mágico! Nesse lugar a criança pode ser feliz ; ela pode ter dúvidas, porque sempre vai ter alguém que vai olhá-la com carinho. Sempre vai ter alguém que vai olhá-la como indivíduo. Vai entendê-la, compreendê-la e vai dar um abraço. É um lugar onde ela vai descobrir TODAS AS MELHORES COISAS DA VIDA! Onde um simples machucado é curado com um beijo, é curado com uma varinha mágica... Este lugar é a ESCOLA. A ESCOLA VIVE! A ESCOLA PRECISA DE NÓS! A escola está num momento onde todos devemos nos unir para pensar o quanto ela é importante. A ESCOLA VIVE NO CORAÇÃO DE CADA CRIANÇA, DE CADA EDUCADOR... E você? Acredita nesta escola linda... Maravilhosa? EU ACREDITO!


Ana Lombardo - Gestão Pedagógica


 

Semeador - Curitiba


Aqui no Semeador a escola vive! Porque aqui temos amor, alegria, emoção, magia, encantamento. Aqui temos a pureza e a simplicidade da criança; temos a segurança, a empatia e a cumplicidade das famílias. Não estamos longe porque queremos, mas porque é necessário zelar pela vida. Se cuidar, cuidar da mamãe, do papai, dos irmãos! E hoje estou aqui para te lembrar, que quando caminhamos pela escola, podemos sentir a energia e a marca de cada um de vocês... Nas paredes, no chão, no teto, nos pátios, nos jardins... em cada canto dessa escola temos uma memória que não pode mais ser apagada. A natureza que temos no pátio, são nossas melhores testemunhas de que por aqui a vida e o amor permanecem. Isso nos faz ter esperança e a certeza de que tudo isso vai passar, e logo estaremos juntos fisicamente, para sonhar, aprender, nos divertir e desvendar o mundo a nossa volta. Distantes, mas tão juntos no amor Um grande beijo e um abraço apertado Da equipe Semeador


Lívia Castanheira - Professora de teatro

Semeador - Curitiba


 

Jardim Raio de Sol - Curitiba


A Escola de Educação Infantil vive porque é movida por gente! Gente pequena no tamanho, mas GIGANTE em sua pureza, inocência e fazeduras! É um lugar onde a criança é ensinada a pensar e não o que pensar, onde é motivada a descobrir, crescer e viver, respeitando o tempo de cada uma e garantindo a sua inserção no mundo do saber. É amor e dedicação. É viver no sentido mais autêntico da palavra, incentivando o protagonismo, promovendo uma escuta ativa, considerando a criança como um agente na sociedade, capaz de transformar o mundo que a cerca. É na Educação Infantil que toda criança pode ser criança e, como isso é permitido, aprender fica muito mais fácil. Deixa de ser uma obrigação e vira um processo natural, por que é aqui que se encontra presente o bem mais precioso da humanidade: a criança! Com seu modo próprio de sentir e pensar. É na Educação Infantil que a criança socializa, aprende, constrói, reconstrói, ensina, cai, levanta e olha nos olhos, em um ambiente social que preza a construção do conhecimento e que valoriza seu próprio ser, provocando a imaginação, o desenvolvimento da sensibilidade e a construção do conhecimento. É na Educação Infantil que a criança vive o seu melhor tempo de criatividade, capaz de criar um novo mundo cheio de possibilidades e invenções! Ela vive porque é puro afeto, alegrias, vivências e descobertas. A Educação Infantil vive porque é aqui que percebemos que as coisas boas estão dentro de nós mesmos, onde sentimentos não precisam de motivos e nem os desejos de razão. A Educação Infantil vive porque é a própria essência da vida!


Lionara Folle - Gestão Pedagógica


 

Canto dos Encantos - Curitiba

Falar de escola viva, é estar falando de todas as escolas que acreditam na profundidade das relações que acontecem nelas. Então quando pensamos em escola, é no mínimo inspirador, porque além de relembrarmos das trocas e das vivências que acontecem nesse lugar, conseguimos também refletir, se realmente aquilo foi significativo às crianças e as pessoas que vivenciaram tudo aquilo. Então, quando eu penso em escola, a primeira palavra que vem em minha cabeça é vida... e uma escola viva é quando tem crianças, quando tem o afeto de verdade...o afeto que vai além do beijo e do abraço, é você conseguir escutar a criança mesmo no silêncio dela. Então existe a transformação numa escola viva, existe movimento, existe construção, reconstrução. Os gritos que acontecem no parque, as risadas pelos corredores, tudo faz da escola uma energia maior que a gente consegue entender. As pessoas que fazem parte dessa escola, seja as crianças, os pais, sejam os professores, os diretores, todo mundo que está dentro desse lugar.. eles conseguem construir juntos com suas histórias, um lugar de resiliência e que diariamente a gente consegue ver o esperançar acontecer.


Professora Katllen Oliveira - Professora de Educação Infantil



Presentes, ativas, mais VIVAS do que nunca!


Juntas, lutam para manter seus ideais e propostas. Educação Infantil séria. De qualidade. Comprometidas com todas as questões da infância. Comprometidas com a criança. Com as famílias.


Espalhe: a escola vive!

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page