• Foto do escritorEscola Semeador

Colcha de Retalhos - um processo de acolhida das crianças

Atualizado: 18 de mar. de 2020

O processo de acolhida das crianças, sejam elas novas ou não, nunca é tarefa fácil. Com a chegada das crianças vem o choro, o medo, a insegurança, as incertezas e frustrações tanto para as crianças como para os pais e professores. Sim, os professores também são seres humanos que passam pelo processo de adaptação!! Por mais, que tenham todo o preparo e orientação para ocupar o lugar que estão, também passam por momentos de insegurança e incertezas. Mas, como bons humanos, trabalhamos em equipe e juntos conseguimos acolher quem precisa no momento, direcionando a ajuda e orientação necessária.

Este ano, demos início as nossas atividades preparando os espaços para receber nossas crianças com alegria, ludicidade, magia e muito encanto!! E, para ajudar no processo de acolhida resolvemos costurar amor, afeto, atenção, carinho, toque, cheiro, magia, encantamento, segurança entre outros sentimentos que permeiam nossas vidas. Costuramos também, famílias, crianças, professores, casa e escola através de uma linda colcha de retalhos que utilizaremos em vários momentos dentro e fora da escola.

Cada turma terá sua colcha de retalhos, que foram construídas a partir de pedaços de retalhos, vindos de casa, para partilhar com todos da sala e por fim, todos juntos unidos resultando numa linda colcha, cheia de significados e afetos. E assim, costurando aqui e acolá finalizamos nosso processo de adaptação, onde todos acabam seguros, felizes e cheios de energias para criar, construir, brincar e traquinar!!!

E então, demos o sinal de partida...vamos lá 2020???

2.070 visualizações0 comentário