Blog

Blog

  • Riquesi Arenhart

PROJETO CULTURAS BRASILEIRAS... (FESTA DO SACI)

Atualizado: 19 de Nov de 2019


A história da humanidade é permeada por simbolismos resultantes das crenças e tradições de cada um dos povos que, através do contato e da variedade cultural existente, delineia sua historicidade e marca seus traços de identidade no mundo. A experiência histórica de um povo constrói seu estilo de vida, suas tradições, costumes, crenças e, tais elementos interligados, formam sua cultura.

Entendemos que o folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural. Acreditando que ao redescobrir as mil formas do folclore, não visamos o resgate do antigo, do “tradicional”, mas a descoberta de um acervo de conhecimento humano, que nos é próprio, como povo.


Portanto, O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão.

Hoje, a ciência tem respostas para quase tudo. Mas antigamente, o povo, em sua imaginação, criava suas próprias explicações através de historias fantásticas, com personagens incríveis, de aparências e atitudes estranhas. Estas histórias, duvidosas, mas belíssimas, que foram sendo contadas de pais para filhos ao longo dos tempos, alastrando-se a todo o pais, encantando as que ouvem, são chamadas de lendas.

Todos esses personagens são conhecidos pelas crianças como “Protetores da Natureza”, e ao longo do ano, conforme vão aparecendo, vão desafiando as crianças a serem protetores também. Dessa forma, além de valorizar a cultura popular, ainda trabalhamos com as crianças a conscientização sobre a conservação do ambiente, e aos poucos, vamos escutando falas assim: “Fecha a torneira, precisamos cuidar da água do planeta.”; ou então, “Com licença plantinha, eu preciso passar por aqui.”

Com este trabalho buscamos fazer com que as crianças, ao conhecer cada historia, cada lenda, deixe sua imaginação voar e transportá-la para dentro de cada uma, vivenciando situações diversas e se colocando na vida dos personagens. E no final, com certeza seu coração será ainda mais brasileiro.

E para finalizar esse trabalho, aproveitamos o “dia do Saci” (31/10) para comemorar o nosso folclore! As crianças foram desafiadas a virem fantasiadas de lendas brasileiras, e contamos com as famílias para concretizar essa etapa.

E como foi lindo vê-los de Saci, Cuca, Lobisomen, Cabra-cabriola, empolgados em assumir uma identidade de algo que agora já faz parte de cada criança. E a nossa festa foi regada a muita música e fruta, em que cada turma preparou uma bandeja enfeitada a partir do tema para dividir com todos da escola. E depois, foi só aproveitar!

#Educação #CulturaPopular #Cultura #Infância #Saci

Rua Fernandes de Barros, 1891

Hugo Lange - Curitiba - PR

Email: secretaria@escolasemeador.com

Tel: (41) 3085-7332

  • YouTube - Escola Semeador
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Blogger - White Circle

© Direitos Reservados 2020  | Criado por Fabrik'Art Brasil