Blog

Blog

  • Escola Semeador

PROJETO IDENTIDADE, CULTURAS BRASILEIRAS, NATUREZA E CINCO SENTIDOS

Conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se são os direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos às crianças pelo documento normativo nacional, BNCC. E em nosso berçário procuramos transformar em ações concretas, enriquecendo o desenvolvimento de nossos pequenos.


Iniciamos o semestre com algumas estratégias tendo como base nossos projetos, vivenciamos algumas experiências construtivas e empolgantes.

Guiados por nosso tema norteador, preparamos a sala para recebê-los, pensando nos detalhes que viriam a proporcionar momentos mágicos de observação e de descoberta, pesquisamos e escolhemos os elementos para compor nossa decoração e deixar o ambiente aconchegante e desafiador, com toques de delicadeza e muitos elementos da natureza.


Cada brinquedo foi separado especialmente visando um aspecto do desenvolvimento, para os bebês acima de 6 meses deixamos nossa estante acessível, fazendo um rodízio com os brinquedos, para que todos ficassem em algum momento ao alcance dos pequenos, assim eles poderiam ser provocados pela curiosidade e ter a chance de experimentar. E para os que ainda não engatinham até a estante, preparamos propostas de acordo com seu momento.




Compreendemos que o desenvolvimento nesta faixa etária acontece principalmente através das experiências. Portanto, iniciamos nosso trabalho pelo Projeto Identidade, proporcionando atividades que resultam no conhecimento de si mesmo, do próprio corpo, do espaço e de seu grupo.



Bebês deitados no chão de borracha no berçário

O processo de autoconhecimento inicia quando nascemos e segue evoluindo ao longo de toda nossa vida. Descobrir quem somos e o que viemos fazer é algo que nos impulsiona a ir em frente. Aprender como usar o seu corpo e todos os mecanismos que ele proporciona faz parte das primeiras descobertas do bebê. Dentro desse processo de desenvolvimento, vai se construindo parte da identidade de cada ser, pois a partir dessas ações descobre-se que existe alguém além do EU, além do próprio corpo, que é o OUTRO. A partir dessas descobertas inicia-se todo o processo das relações com seus pares. Ao se relacionar com o outro, o bebê cria vínculo de amizade e expressa carinho.




Bebê colocando brinquedo na boca

Durante as #experimentaçõesdeespços diferenciados e as relações entre os pares, percebemos que um momento de descoberta é algo maravilhoso, quando observamos as conquistas nas crianças.


Por exemplo, quando o João chegou em nosso berçário, engatinhava e passeava por toda a sala. Seu processo de conhecimento no escorregador aconteceu gradativamente, pois no início ele apenas observava, e no decorrer dos dias, começou a utilizar como apoio para ficar em pé, até que em uma tarde descobriu os degraus, foi então que iniciou suas tentativas de subir. E no processo, entre tentativas e erros, João não desistiu até que conseguiu subir e quando estava lá em cima, a sensação de conquista e prazer era visível em suas expressões faciais.




Num outro momento, Lívia quando descobriu que o brinquedo produzia som, ficou encantada, balançando sem parar, e ainda mais quando percebeu que ela ao balançar estava produzindo o som do brinquedo, foi especial essa descoberta. Transmitindo sensações do corpo e registros de uma descoberta. Algo inusitado que para Lívia era sensacional.


Na primeira fase do ser humano, ainda enquanto bebê inicia a construção de um arquivo de memórias em seu pequeno corpinho, que levará para o resto de sua vida na terra. Sabendo da importância desses registros no campo das informações internas, nós trazemos para o berçário, ricas e respeitosas experimentações,


entretanto sem esquecer de subestimar o ser que encontra-se sob nossos cuidados.

Nunca forçamos algo que seu corpo ainda não consiga fazer, mas em contrapartida não o subestimamos, oferecendo sempre o que o desafia e o impulsiona no seu processo individual de desenvolvimento.




Dentro do Projeto Culturas Brasileiras, exploramos as festas do Carnaval e a festa junina, em cada evento procuramos proporcionar experiências para tornar marcante os acontecimentos.


No carnaval, preparamos dias de festa, com nossas fantasias e marchinhas, dançamos e brincamos bastante, fazendo desses momentos ricas lembranças.


Para a festa junina, iniciamos a proposta com uma visita a nossa biblioteca, onde fomos recebidos pela nossa orientadora pedagógica Nina, que nos apresentou diversas obras de artes, inspiradas nessa comemoração. Escolhemos então a obra “Soltando Balão” da Anita Malfatti e levamos para nossa sala, colocamos no chão para nossa apreciação.


Em seguida, deixamos colada no espelho para que os bebês pudessem retirar e manipular a hora que quisessem. Decoramos nossa sala com lindas bandeirinhas e um balão de São João. Em alguns momentos preparamos balões de dobraduras, e eles puderam brincar e observar todo o movimento que acontecia em nossa sala e por toda a escola.



A #experiência nos pátios foi maravilhosa, pois eles participaram das brincadeiras, experimentaram comidas típicas juntamente com as turmas do Berçário II e Infantil II A. Para documentar essa experiência, produzimos uma obra, com um fundo de giz de cera e uma pintura com tintas naturais.



Ainda no primeiro semestre, trabalhamos os Projetos Cinco Sentidos e Natureza, oferecendo para os bebês experimentações com elementos variados. Desta forma, além de provocar todos os sentidos através dos materiais oferecidos, trazíamos para as nossas experimentações a natureza que se fazia rica e plena de sensações e possibilidades. Para uma experimentação de elementos da natureza, preparamos os materiais com seus devidos cuidados em relação a higienização dos mesmos.


Quando tudo já estava pronto, preparamos alguns ambientes e apresentamos aos bebês, aguardando atentamente as suas reações diante do cenário. Foi gratificante ver a empolgação com que eles manipularam cada florzinha e sentiram as pedras, mostrando muito interesse.




Compreendendo a importância de desenvolver a coordenação motora da criança, decidimos explorar o fubá, estimulando o tato, e permitindo a descoberta de novas sensações. Para isto, preparamos uma proposta onde eles pudessem com liberdade e segurança manipular os finos grãos de fubá, sem risco em caso de experimentação através da boca. O resultado foi surpreendente, pois eles experimentaram com todo o corpo e puderam brincar bastante.




Para os bebês, cada nova sensação cria conexões neurais, fortalecendo seu aprendizado e tornando vivências relevantes. Com a intenção de diversificarmos a experiência com texturas e temperaturas, estimulando também o olfato com aromas diferentes, propomos uma brincadeira com tintas naturais e plástico bolha.


No primeiro momento, as tigelas de tintas foram atraentes, pois tinha cor, e ao colocar a mão, vinha uma sensação fresca e molhada, eles estranharam, mas na sequência já queriam provar mais. E quando o João ao se deslocar sobre o plástico bolha, de uma tigela a outra percebeu o som das bolhas estourando, a sensação foi de satisfação e descoberta. Repetidamente ficou passando de um lado para o outro, não querendo parar. Enquanto engatinhava, sorria demonstrando alegria.




Além dessas #experiências, também tivemos muitos momentos em nossos pátios, que são oportunidades de descobertas, e brincadeiras constantes e diferentes a cada novo olhar. Estar em contato com a natureza, traz experiência, autonomia e aquisição de novas habilidades para esse corpinho que está apenas iniciando o seu processo de descobertas.


A vida é feita de ciclos e vamos aprendendo essas lições no decorrer de nosso desenvolvimento humano,

entretanto ter a natureza como exemplo e testemunha não tem preço. Somos seres da natureza e estamos aqui para aprender com ela o tempo todo, através de todas as lições que nos tenta ensinar diariamente com sua paciência, humildade e perseverança.




Trazemos para vocês somente um pouco de tudo que vivemos neste primeiro semestre, ainda numa pandemia. Temos muitas conquistas, descobertas e realizações pela frente e assim seguimos confiantes nisso.

Posts recentes

Ver tudo