OLHANDO PARA OS 4 ELEMENTOS DA NATUREZA

Quando pensamos na #natureza, logo nos vem à memória árvores, plantas, mar, rio, cachoeira, montanhas e alguns bichinhos que fazem do seu lar a natureza. Mas, a natureza é algo muito maior que essas pequenas lembranças e imagens que vem a nossa memória, num relance de pensamento. Ela é a mãe, estava aqui muito antes de qualquer um de nós chegar.

Ela é o começo de tudo, por isso da sua força, sabedoria e magnitude. Nós, seres humanos, chegamos muito depois, quando muitas coisas já existiam neste planeta, muitas organizações já estavam instaladas e em pleno e harmonioso desenvolvimento. Por isso, precisamos aprender a olhar para a natureza com o respeito e a admiração que ela merece. Ela é a grande, ela é a mãe!! Que com toda a sua pureza, força, sabedoria e paciência nos recebeu em seus braços dando-nos a oportunidade de aprender e crescer com ela e com os seus ensinamentos.

Crianças brincando com água colorida

O Semeador traz em sua proposta de trabalho e olhar, alguns ensinamentos da natureza, como por exemplo o respeito pelos ciclos, o olhar individualizado para cada ser, considerando o tempo biológico de cada criança; o lugar de cada um no mundo e na família, valorizando a sua história de vida; a inclusão das diferenças, entendendo que se cada ser é único, todos são iguais e muito diferentes ao mesmo tempo e a riqueza das relações é conviver com o não igual; a viver na abundância e não na escassez e na falta, garantindo que a criança pode ser quem ela é e intensamente, sem medo de ser subjugada ou condenada, ela pode e deve ser inteira, livre e feliz para crescer saudável; o direito garantido ao ócio, a se sujar, a sentir os gostos, cheiros, sons e cores vindas diretamente da fonte, a natureza.

Assim somos e fazemos a escola dia após dia porque somos simples, descomplicados e de fácil acesso.

A cada início de ano focamos nosso olhar para algo que queremos saber mais, aprender com mais afinco e desmistificar, descomplicar ou então enaltecer e valorizar. Esse ano trouxemos para as crianças a ideia de pesquisar sobre os 4 elementos da natureza, Terra, Água, Ar e Fogo com a ideia de ir mais além, compreender de onde vem as coisas ou então, onde está o começo de tudo. E assim trouxemos essa ideia para as turmas e as professoras logo se organizaram, levando diversas possibilidades de ver, escutar e sentir através de brincadeiras, histórias, construções, experimentações, imagens, filmes dentre todas que existem.

Crianças em circulo

E as crianças? Adoraram a ideia e se jogaram nesse mar que é o conhecimento. Depois de muitas experimentações com o fogo, a água, o ar e a terra passaram para o processo da escolha de um deles, para representar o nome da sua turma. E como todo processo de escolha, para ser democrático, precisamos organizar uma votação em cada turma. Após suas

escolhas serem feitas, o sino soou em nosso pátio, nos trazendo a notícia de que as escolhas já tinham chegado há um resultado final.

Para nossa surpresa o elemento Terra tinha dado empate. Então, após algumas conversas entre as crianças, não chegamos a um acordo final. Precisamos de alguns dias e mais conversas para entender que um elemento havia ficado para trás, o elemento AR. Sendo assim, a turma decidiu que acolheriam esse elemento e tomariam para si, passando a levar o seu nome.

Hoje, temos as quatro turmas representadas como: Turma do Elemento Ar, Turma do Elemento Terra, Turma do Elemento Água e Turma do Elemento Fogo prontas para muitas descobertas e experimentações e que venham as pesquisas.

Aguardem as novidades que vem pela frente!

Fabiana Carvalho

Diretora da Escola Semeador