• Fabiana Carvalho Dalla Costa | Diretora Escola

Por dentro dos muros da escola

Atualizado: 19 de nov. de 2019

Entrada Escola Semeador

Nasce um novo dia, e com ele a validação da vida, a renovação dos sonhos, da magia de uma nova página que será escrita.

Quando chegamos pela manhã no Semeador, respiramos o ar do novo, da novidade, da conquista, da descoberta e também o ar da amizade, do companheirismo, da união...ver a carinha feliz das crianças chegando, olhinhos brilhando curiosos para saber se os seus amigos já chegaram e qual será a programação do dia, traz uma sensação de harmonia e equilíbrio, a resposta de que está tudo certo, a vida está certa da forma que é. Cada coisa está no lugar que precisa estar, os aprendizes irão aprender, os ensinantes irão ensinar, o que precisa ser descoberto irá se mostrar e a vida seguirá seu fluxo cotidianamente, dia após dia.

Criança Lendo livro

Quando os pais deixam as crianças no portão da escola, muitas vezes se perguntam e ficam curiosos para saber como seu filho age e interage com outras pessoas longe deles, se aproveitam a escola e se vivem intensamente a vida escolar. Ao final do dia perguntam para as crianças - e aí filhão como foi seu dia hoje? O que fez de legal? com a esperança de receber um relatório de coisas muito legais e especiais, mas muitas vezes as crianças não contam, pois preservam sua intimidade, seus aprendizados, suas conquistas e está tudo certo desse jeito.

Aqui no Semeador é um pouco diferente, não recebemos as crianças no portão, mas sim dentro da escola, inseridas no contexto do dia. As famílias são acolhidas, assim como as crianças são acolhidas e vivem o espaço escolar com cumplicidade, pois veem a escola se fazendo dia a dia.

O Semeador é uma escola viva, que tem movimento, magia, encantamento, dedicação, mas também construção, aprendizado, relações, experimentações, erros e acertos, vivemos a vida da forma que ela é, sem enfeites e sem filtro. Ao mostrar quem somos, mostramos toda nossa potência, mas também nossa fragilidade, um dueto de forças antagônicas.

E por dentro dos muros da escola tem muita vida, magia, sonhos, descobertas, conquistas e em contrapartida algumas frustrações, pois no mundo real é assim que as coisas acontecem.

Aqui as crianças vivem, experimentam, modificam, criam, constroem. É um espaço mágico e ao mesmo tempo real, onde cada criança pode ser ela mesma e será respeitada por todas as outras crianças e pelos adultos.

Por dentro dos muros da escola tem movimento, energia, alegria, imaginação, brincadeira, canto, riso, choro, história, personagem, ação, interação e muito respeito. Tem lápis, papel, giz, tinta, tesoura mas também idéias, voz, escuta, corpo e muitos olhos. O conhecimento perambula por aqui e nós estamos imersos nele, mas nunca nos esquecemos o caminho por onde queremos caminhar e nosso objetivo de contribuir para a construção de seres mais humanos, desprovidos de aparatos desnecessários e completos de humanidade.