Blog

Blog

  • Professoras Manoela e Debora

Projeto Literatura - Bruxa Vivi

Atualizado: 19 de Nov de 2019


A literatura permite à criança imaginar, inventar, ampliar e enriquecer suas experiências de vida.

Nas histórias são apresentadas situações de conflitos e alternativas de solução, por meio delas o leitor desenvolve senso crítico e interpretação do que lê. Nas histórias tudo é permitido, e as crianças deixam-se levar pelo mundo da fantasia, criando novas possibilidades e conhecendo outros lugares e formas de agir, levando a respeitar e conhecer diversas culturas.

Dentro do Projeto Literatura, aqui no Semeador, brincamos de contar e inventar histórias. Lemos diversos contos, lendas e histórias. As crianças escutam diversos contos populares e em formatos diferentes, leituras, encenações ou contações usando objetos, cartazes ou bonequinhos feitos de papel.

Um momento muito especial que temos na nossa escola é a “Hora do conto”. A cada 15 dias, um grupo de professores se organiza e conta uma história, seja um conto popular, uma lenda ou uma história verídica ou fictícia de autores reconhecidos. Organizamos as cadeiras e entregamos os convites e nos apresentamos como se estivéssemos em um teatro, preparamos o figurino e a maquiagem, e as crianças atentas observam para não perder nenhum movimento. Ao final de cada apresentação ou contação de história, agradecemos nosso público e as crianças correm para nos abraçar e agradecer pela história.

Desses movimentos de leituras, contações de história e brincar de inventar nossas histórias, nasceu a Bruxa Vivi. Enquanto brincávamos no pátio, algumas crianças gritavam: “Corre, que a Bruxa Vivi está vindo.” e todos saiam correndo. E sempre que estávamos no pátio da grama ou da árvore grande a Bruxa Vivi aparecia nas nossas brincadeiras. Até que perguntamos quem era a Bruxa Vivi. “As crianças responderam que era uma bruxa muito malvada que morava em um sobrado na frente da nossa escola. Corremos pegar papel e caneta, e começamos a anotar tudo o que as crianças diziam sobre a tal bruxa. “Ela pega os nossos brinquedos que esquecemos no pátio”; “Ela transforma nossos brinquedos em comida para cachorro”; “Não, ela transforma os brinquedos em sapo”, “Ela tem uma vassoura mágica” e nessa brincadeira ela começou a crescer.

Fizemos diversos desenhos dela, dentro e fora da sala. Nos pátios as crianças faziam armadilhas para pegá-la, e a desenhavam na areia. Até que tivemos a ideia de escrever sobre a Bruxa Vivi. Perguntamos às crianças como se começa uma história, e elas disseram em coro: “era uma vez...” Cada criança contribuiu um pouquinho, foram dando as ideias e juntos fizemos um enredo e montamos um livro para nossa turma, o livro da Bruxa Vivi.

Confira a história da Bruxa Vivi escrita pelas crianças

Projeto Literatura – Escola Semeador

Turma – Protetores dos Pequenos Animais

Infantil IV

Professoras Manoela e Debora

#Literatura #Biblioteca #Educação #História #Infância #CulturaPopular #Crianças

16 visualizações

Rua Fernandes de Barros, 1891

Hugo Lange - Curitiba - PR

Email: secretaria@escolasemeador.com

Tel: (41) 3085-7332

  • YouTube - Escola Semeador
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Blogger - White Circle

© Direitos Reservados 2020  | Criado por Fabrik'Art Brasil