• Fabiana Carvalho Dalla Costa | Diretora Escola

Projeto SABER CUIDAR

Atualizado: 19 de nov. de 2019

Natureza, cidade e pessoas

Ao iniciar o ano letivo, lançamos um Tema que inspira a comunidade Semeador a dar início as pesquisas. Temos como espinha dorsal cinco projetos que sustentam grande parte do nosso trabalho, Projeto Natureza, Projeto Cinco Sentidos, Projeto Culturas Brasileiras, Projeto Literatura e Projeto Identidade. A partir dessa base segura, trazemos também um tema gerador por ano. Este tema além de passear por todos os projetos, tem o objetivo de trazer uma cara nova para o ano vigente, com liberdade, magia, encantamento, cores, sons, cheiros, texturas e muitas descobertas... SABER CUIDAR é a nossa inspiração para esse ano.

Pensando em como encontra-se o Planeta Terra hoje, em que condição estamos vivendo com a chegada da tecnologia e qual a distância que vivemos uns dos outros, acreditamos ser o momento propício para trazermos esse tema para a luz da reflexão, não somente para nossas crianças, mas também para todos os adultos envolvidos nesse processo de aprendizagem.

Saber cuidar de si, do outro, das coisas e da natureza é a base raiz de todo o aprendizado humano, e acreditamos ser nosso papel, enquanto instituição escolar, oportunizar uma infância rica em vivências permeadas pelo olhar sensível, o toque respeitoso, a fala acolhedora e a escuta atenta nos mais simples e singelos momentos. Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta Terra... “cada ser, principalmente, o vivo, para existir, para viver, tem que se flexibilizar, adaptar-se, reestruturar-se, interagir, criar e co-evoluir. Tem que se fazer um ser aprendente, caso contrário, morre.” (ASSMANN, 1998,p.12)

Saber cuidar de si,

por dentro e por fora é aprender a olhar para dentro de si, para os sentimentos e emoções e perceber como tudo se organiza dentro de cada pessoa. Com essa abordagem trabalhamos os limites internos e externos de cada criança, quando precisa parar para não se machucar fisicamente ou emocionalmente.

Saber cuidar do outro,

é apurar o olhar para um ser que vive fora do seu corpo, outra pessoa, também com sentimentos e emoções e que precisa ser visto e ser respeitado. Com esse trabalho trazemos para nossas rodas de conversas questões de relacionamentos, convivências, respeito, limites entre outras tantas questões que nos deparamos no dia a dia.

Saber cuidar das coisas da escola,

é trabalhar a civilidade e viver em comunidade. Entender que tudo que eu cuido, dura mais tempo e outras pessoas também podem utilizar e se beneficiar do mesmo objeto, brinquedo, livro ou móvel que para mim foi tão importante e significativo. Outro aspecto importante e que abordamos também é que se cuidamos das coisas da escola, não precisamos consumir tantas outras e consequentemente ajudamos a natureza a ser preservada.

Saber cuidar da natureza,

é trabalhar a sensibilidade e o respeito pela vida. Entender onde tudo começou e que nós enquanto seres vivos, dependemos integralmente dela para a nossa sobrevivência. Ocupamos o mesmo espaço e somos interligados. A natureza está em nós e nós estamos na natureza. O respeito, a harmonia, o equilíbrio precisam ser parte do repertório natural do ser.

Essa é a nossa intenção, quando trazemos para crianças tão pequenas um assunto tão grandioso, contribuir para a formação de seres melhores, mais sensíveis e humanos para habitar um mundo melhor. Com a introdução desse tema, SABER CUIDAR, as turmas darão vazão para a pesquisa e escolha de um nome de turma, aguardem que teremos muitas descobertas para contar. Para nossa pesquisa utilizamos os seguintes livros – saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra/Leonardo Boff.20.ed.Petrópolis, RJ: Vozes, 2014; O cuidado necessário: na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade/ Leonardo Boff.2.ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2013; saber-cuidar de si, do outro, da natureza/ Julieta Beatriz Ramos Desaulniers (Org.). – Porto Alegre: EDIPUCRS,2006.

2.586 visualizações0 comentário