top of page

Blog

Blog

  • Foto do escritorEscola Semeador

UM POUCO DE LITERATURA NO SEMEADOR


Desenho da história Cachinhos Dourados


Criança Pintando

Aqui no Semeador compreendemos o quanto é importante a literatura na vida do ser humano, e é fundamental que as crianças se familiarizem com os livros desde a primeira infância. Por isso, ela se faz presente em nosso cotidiano. É por meio das histórias que enriquecemos nosso vocabulário, desenvolvemos a imaginação, criatividade, senso crítico, conhecemos outras culturas, viajamos em outras épocas e desbravamos lugares desconhecidos. É através da leitura que nossos pequenos inspiram- se nos personagens, buscam outros desfechos para a história, ampliando assim seus repertórios, e enriquecendo suas experiências de vida. Usamos os livros como ferramentas para nos auxiliar nos momentos de histórias, além de nos proporcionar uma porta aberta para uma viagem fantástica e cheia de aventuras.



Trouxemos para as crianças neste primeiro semestre vários exemplares de histórias diversas, entretanto o que mais recebeu a apreciação delas foram os clássicos infantis como, Os três porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Cachinhos Dourados entre outros. Sendo do interesse deles, logo focamos nosso olhar para esses materiais. A cada dia trazíamos histórias diferentes e as crianças empolgadíssimas traziam ideias de representações. Então resolvemos tirar a história do livro e trazê-la para a realidade em forma de atividades e representações teatrais e assim foi feito, juntamente com todas as aventuras e emoções que a história nos proporciona trazendo a tona o friozinho na barriga, o medo do lobo, a alegria de encontrar os amigos e a curiosidade em saber onde tudo acabaria.


Proporcionamos à turma várias formas de experimentações, mas trago aqui, apenas uma parte do Projeto Literatura e uma das tantas histórias que vivenciamos juntos, a história da menina dos Cachinhos Dourados que tanto permeia nossas tardes no Semeador.






CACHINHOS DOURADOS


Em uma floresta moravam três ursos, a mamãe urso, o papai urso e o bebê urso. A mamãe urso sempre preparava um mingau muito bom, quando certo dia, preparou um mingau que acabou ficando muito quente e para esperar esfriar, resolveram passear pela floresta.


Enquanto passeavam pela floresta, cachinhos dourados entrou na casa dos ursinhos, foi até a cadeira verde, a do bebê urso, e nela ficou pulando. Quando, de tanto pular, acabou quebrando a cadeira. Cachinhos dourados decidiu ir até a cozinha, e lá encontrou três tigelas com mingau, provou o primeiro mingau, o do papai urso e falou:


-Ai, está muito quente!

Então foi para a segunda tigela, a da mamãe urso, e quando provou falou:

-Esse está muito ruim!

Mas quando provou o último mingau, o do bebe urso, achou tão gostoso que acabou comendo tudo.

Depois de ficar com a barriga cheia, cachinhos dourados foi para o quarto dos ursinhos, deitou na primeira cama e disse:

-Essa cama está muito mole.

Então pulou para a segunda cama, e logo reclamou também:

-Essa é muito dura!

Quando viu a terceira cama e deitou, achou tão confortável que acabou dormindo.

Depois do passeio, os ursos voltaram para casa e viram cachinhos dourados na cama do bebê urso e ficaram espantados, fazendo com que cachinhos dourados acordasse. Quando ela acordou e viu os ursos, deu um grito:

-Aaaaaaaaaa!!!!

E saiu correndo. Os ursos foram atrás dela, a convidaram para brincar e ir na casa deles sempre que ela quisesse!





Turma do Elemento Fogo

Professoras Andréia e Lauana



127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page